Medalha de Mérito Municipal, Grau Prata, na Área da Cultura a Firmino Adão Canhoto

Publicado a 2015-08-10


Medalha de Mérito Municipal, Grau Prata, na Área da Cultura a Firmino Adão Canhoto

Firmino Adão Canhoto começou a trabalhar aos 11 anos de idade, com o seu Mestre José Clímaco. Aos 18 anos estabeleceu-se por conta própria, executando peças de mobiliário artístico e criando, em simultâneo, os seus próprios modelos, não só na área do mobiliário, mas também no fabrico e restauro de instrumentos musicais de corda. Em 1979, transferiu o seu atelier para o Livramento, freguesia da Azueira.

A originalidade da sua produção artesanal associada à arte do embutido e da marcenaria artística foi distinguida com a atribuição de diversos prémios, entre os quais a denominação de "melhor construtor de móveis de arte" pelo Ministério para a Qualificação e o Emprego. Destaca-se, ainda, pela participação nas mais variadas exposições internacionais, feiras da especialidade e seminários, para além de inúmeras referências na imprensa e na televisão.

Contribuindo para perpetuar a sua arte, tem vindo a desempenhar, igualmente, as funções de docente, como por exemplo na Escola Profissional de Recuperação do Património Edificado, em Sintra, na Escola Superior de Conservação e Restauro, em Lisboa, sendo também convidado pela Fundação Ricardo Espírito Santo Silva, para leccionar no Instituto das Artes e Ofícios, em Lisboa.

Esta dinâmica profissional é conjugada com uma activa participação na vida social da sua freguesia e do Concelho de Mafra: no associativismo, enquanto fundador e membro do Grupo de Teatro "Os Incríveis de Aboboreira", da Associação Musical Nossa Senhora do Livramento e da Associação de Ex-Combatentes da Freguesia da Azueira; na divulgação da música popular portuguesa, fundador dos grupos "Recordar é Viver", "Solidó", "Renascer" e "Os Cavaquinhos do Oeste"; e também na imprensa local, como correspondente do jornal "O Carrilhão". Desenvolve, ainda, uma estreita colaboração com a Câmara Municipal, sendo presença assídua em acções de promoção turístico-cultural do Concelho.

Face ao exposto, homenageando o seu talento ao serviço da divulgação do artesanato, a Câmara Municipal de Mafra deliberou, por unanimidade, atribuir a Medalha de Mérito Municipal, Grau Prata, na área da cultura, a Firmino Adão Canhoto.

Mafra, 8 de Maio de 2013.

Móveis d'Arte Canhoto

Móveis d'Arte Canhoto

R. Dr. Freitas Ribeiro Nº46, Livramento
2665-015 AZUEIRA - MAFRA -
Portugal

  • Telefone: exemplo
  • E-mail: geral@moveisdartecanhoto.net
  • Website: http://www.moveisdartecanhoto.com/pt/
  • Loja Online: http://www.shoppingonline.pt
  • Facebook: https://www.facebook.com/moveisdartecanhoto
  • Outras notícias

    Comprar

    Deseja ver ou comprar artigos desta Marca ou Empresa?

    Ir para a Loja

    Orçamento

    Deseja fazer um pedido de orçamento ou cotação a esta Marca ou Empresa?

    Pedir Orçamento

    Catálogos