DIANA DE CADAVAL E CHARLES-PHILIPPE D’ORLÉANS CELEBRAM SÉTIMO ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO

Publicado a 2015-09-12


A duquesa de Cadaval e o duque de Anjou conversaram com a CARAS sobre os desafios que têm vivido para construir uma família sólida e feliz.

No passado dia 21 de junho, Diana de Cadaval e Char­les-Philippe d’Orléans celebraram o sétimo aniversário de casamento. Apesar de serem príncipes d’Orléans, a gestora do Palácio Cadaval e escritora assegura que têm os desafios diários de qualquer outro casal, recusando a ideia de que vivem numa ‘bolha’. Foi precisamente sobre a sua vida diária e a construção da sua família, na qual a filha, Isabelle, de três anos, tem o papel central, que a duquesa de Cadaval e o duque de Anjou conversaram com a CARAS, em Évora, na inauguração da exposição Vestidos de Noiva Inesquecíveis.
– Nesta exposição, o vestido de noiva da duquesa de Cadaval está em grande destaque. Foi emocionante voltar a vê-lo?
Charles-Philippe d’Orléans – É muito emocionante voltar a ver o vestido. Está sempre lá em casa, mas não está exposto num manequim! [risos] O casamento foi o dia mais feliz da minha vida. Foi um momento partilhado com as nossas famílias e amigos, um dia emotivo e cheio de boas surpresas.
– A sua vida mudou muito quando se tornou princesa?
Diana de Cadaval – Mudou, porque tenho novas responsabilidades, sobretudo desde que a Isabelle nasceu. Agora, as prioridades são outras e o meu tempo é gerido de outra maneira. Por exemplo, ao longo destes sete anos tenho feito menos missões de voluntariado no estrangeiro, porque sou mãe. E entre as nossas vidas profissionais e a gestão familiar, não conseguimos partir durante três semanas para uma missão como fazíamos antes.
– Sente que, apesar de serem príncipes, a vossa vida familiar é semelhante à de qualquer ou­tro casal?
– Sim, claro. A gestão do Palácio Cadaval já se tornou uma grande responsabilidade. Temos trabalhado muito para revitalizar todo esse património, temos pessoas a trabalhar para nós e tudo isso exige muita dedicação da minha parte. Além disso, também escrevo. Escrever exige um grande trabalho de pesquisa, o que me ocupa muito tempo. E, claro, tenho a minha filha, a quem me dedico incondicionalmente. Para conciliar tudo isto, temos de ter apoio e ajudas. Conto muito com o apoio da minha mãe na logística do dia-a-dia. Os avós têm um papel importantíssimo. Na nossa vida, o bem-estar da nossa família é fundamental.
– Para tudo isso se fazer de forma harmoniosa, a Diana e o Charles-Philippe têm de ser uma boa equipa...
– Sim, somos uma equipa. Numa relação tem mesmo de haver esta partilha: as responsabilidades são muitas, o tempo é pouco e temos de ser eficazes a conciliar tudo. Conto muito com o apoio do Charles-Philippe e penso que somos uma boa equipa.
– E o que tem sido mais desafiante na educação da Isabelle?
Charles Philippe – Ser pai é uma grande responsabilidade, sem dúvida. Ao tornar-me pai passei a ter de me dedicar a alguém a tempo inteiro e isso é excecional! A Isabelle é magnífica! É uma criança muito fácil, sociável e doce. Ela vai connosco para todo o lado. A Isabelle veio completar-nos.
Diana de Cadaval – A Isabelle iniciou agora a escolinha e já percebe três línguas: francês, in­glês e português. É uma menina atenta. A educação dela começa em casa. Formar uma criança é a nossa principal responsabilidade.
– Com uma vida tão preenchida, tem tempo para si?
– Esse tempo ficou muito reduzido, mas ainda consigo ter uma ou duas horas para mim, que neste último ano foram dedicadas ao meu novo livro. A escrita é mesmo algo de que gosto e que me faz bem. Outra coisa que adoro são jardins. Sou muito dedicada ao nosso jardim!
– O que já pode revelar deste livro, Palácios e Casas Senho­riais de Portugal?
– É um guia que reúne os grandes palácios reais e as casas nobres de norte a sul do país. Espero que desperte a curiosidade dos leitores para descobrirem o nosso património.

Fonte: http://caras.sapo.pt/realeza/portugal/2015-08-08-Diana-de-Cadaval-e-Charles-Philippe-dOrleans-celebram-setimo-aniversario-de-casamento