A autocaravana de luxo dos anos 70

Publicado a 2020-01-03


A Excella 280 é das autocaravanas menos conhecidas da Airstream, empresa reputada pela produção das famosas caravanas em alumínio. A Excella é uma concorrente da GMC Motorhome, concebidas na mesma época, embora a Excella tenha sido lançada primeiro. O preço da Excella rondava os 100 mil dólares, quando vendida nova, o que a eleva ao patamar de luxo, já que foi pensada para viagens entre países no maior conforto possível.

Tal como o nome indica, a Excella 280 é a maior autocaravana produzida pela Airstream, medindo 280 pés de comprimento, qualquer coisa como oito metros e meio. No interior tem tudo o que se espera de um veículo deste tipo, com os luxos dos anos 70, incluindo um gerador, ar condicionado e aquecimento, forno, micro-ondas, arca frigorífica, máquina de fazer gelo, água quente, chuveiros, sanita, banheira, sofá, entre muitos outros.

Esta Airstream Excella está equipada com travões de disco ventilados na frente e de tambor com ajuste automático na traseira. Tem ainda direcção assistida, cruise control, suspensão a ar da Firestone nas quatro rodas, radiador para a caixa de velocidades, barra estabilizadora traseira e um painel de instrumentos bastante completo, com velocímetro, odómetro, quantidade de combustível, autonomia, pressão de óleo, temperatura do líquido de refrigeração e voltímetro.

Este modelo foi constuído num chassis monocoque em alumínio de alta resistência. Os interiores eram de muita qualidade, fazendo com que hoje seja usual encontrar exemplares com o seu interior original. A maior parte dos exemplares estavam equipadas com motores V8 a gasolina.

A NASA utilizou as caravanas da Airstream para pôr em quarentena os astronautas que regressaram da missão Apollo 11 e, inclusivamente, utilizaram uma Excella para transportar os astronautas para o Cabo Canaveral durante décadas, dando o nome de Astrovan. Também foram muito utilizadas nos desportos motorizados para acomodar as equipas. Hoje em dia, são utilizadas nas competições de clássicos, para todo o cenário ser a condizer.

Esta Airstream Excella 280 é de 1979, com o chassis número M28T9V5146, e apresenta-se num bom estado geral, tanto exterior, interior como mecânico, contando com 143.231 km de rodagem. Até há pouco tempo, estava a servir de aluguer como AirBnB, por 150 libras a noite no Reino Unido.

Fonte: https://www.motor24.pt/sites/jornal-dos-classicos/a-autocaravana-de-luxo-dos-anos-70/766039/