Casa privada mais cara do mundo custa 446 milhões

Publicado a 2015-10-28


Residência particular terá a mesma área da Casa Branca. E já há projetos maiores prestes a avançar na mesma cidade.

Quatrocentos e quarenta e seis milhões de euros - por extenso, para não deixar margem para equívocos - é quanto custará o gigante de 7897 metros quadrados de construção, do mesmo tamanho da Casa Branca ou de 32 campos de ténis, que está a ser construído para servir de residência particular, no elitista bairro de Bel Air, em Los Angeles.

O valor - equivalente a todos os trabalhos realizados por empresas de construção civil na Região Autónoma da Madeira, em 2013 - fará do número 944 da Airole Way a "casa" particular mais cara do mundo, com uma lista de luxos e excentricidades que, por comparação, fazem as residências de algumas celebridades de Hollywood parecer a mais humilde das barracas na favela da Rocinha, do Rio de Janeiro.

Complexo principal: 6968 metros quadrados. Quatro a cinco piscinas (as versões diferem), uma delas interior e ocupando todo o primeiro piso do edifício. Uma sala onde três paredes e o próprio teto formam um enorme aquário povoado por alforrecas tropicais. Um cinema interior - e não uma sala de cinema - do tamanho de algumas salas comerciais das grandes cidades. Os restantes 929 metros quadrados ficam para a "casa de hóspedes" e outras exibições de opulência que ainda estão por divulgar.

Ainda não emergiram detalhes sobre a decoração - a obra só estará concluída dentro de um ano - mas é relativamente seguro afirmar que os proprietários não irão aproveitar os saldos do IKEA para preencher o seu humilde lar.

A obra veio pulverizar os 5574 m2 do Château des Fleurs, recentemente inaugurado no mesmo bairro. Mas também não ficará no topo por muito tempo. Consta que a família real do Qatar vai construir, na colina vizinha, uma "casinha" com 8825 metros quadrados.

Fonte: http://www.dn.pt/globo/interior/casa-privada-mais-cara-do-mundo-custa-446-milhoes-4814961.html